Carro automático ou manual?

Carro automático ou manual?
Rate this post

Muitas vezes quando estamos prestes a comprar carro essa dúvida vem a cabeça: Carro automático ou manual?

Carro automático ou manual?

Entretanto os dois apresentam vantagens e desvantagens, e por eu não ter encontrado informações concretas na internet quando estava para trocar meu carro, foi que me deu esse insight e resolvi escrever para você sobre as características de cada.

Antes de falar sobre os dois, vale a pena citar todos os tipos de câmbios existentes, confira abaixo a lista:

  • Manual;
  • Automatizado;
  • Automático;
  • CVT.

Carro automático ou manual?

A caixa de cambio é uma das peças de maior importancia dentro de um veículo.Como o automático e o manual são os mais populares e comuns, vou dedicar esse artigo para conversar sobre os dois apenas.

Na visão simples e prática, o automático a mudança de marchar é feita pelo próprio sistema, de acordo com a velocidade que você está. Já no manual, o motorista é quem faz essas trocas de marchas por meio da embreagem.

Cambio Automático

As vantagens desse tipo de cambio é sua durabilidade, conforto e segurança ao dirigir. Na ladeira, por exemplo, esse tipo automático facilita a vida de muitos condutores, já que você não precisa usar a embreagem para subir com o carro (basta apenas acionar o acelerador).

Entretanto, ele apresenta desvantagens como a manutenção que é mais cara e também ele favorece um maior gasto de combustível, comparado com os de transmissões manuais e automatizadas. Outro fator que merece atenção é a troca periódica do filtro e do óleo do cambio, alem também de exigir uma mão de obra especializada.

Cambio Automático HB20

Vale ressaltar que esse tipo de cambio costuma deixar o veículo mais caro. Isso se deve muito ao conforto e a exclusividade que ele transmite.

Diferentemente do câmbio manual, onde as marchas sempre variam de 1ª a 5ª (mais a ré), no sistema automático, elas aparecem em letras como:

  • N – Ponto morto.
  • P – Usada para quando o carro está parado ou estacionado.
  • D – Posição acionada para andar.
  • R – Ré.

Caso esteja interessado, confira aqui o valor do seguro de um HB20 Automático.

Cambio Manual

Esse tipo de transmissão é ideal para motoristas que moram em lugares um pouco mais congestionado e que gostam de dirigir, isso se deve ao fato dele ser mais cansativo e exigir mais do condutor (o que muitas vezes chega a ser cansativo).

Ele sem dúvidas deixa o carro mais eficiente para quem gosta de acelerar (além de transmitir mais esportividade) e também existe uma grande oferta de peças para reposição.

E como é a manutenção desse tipo de câmbio? 

Muitos podem achar que a manutenção é mais em conta do que o automático, mas vale alertar que isso só é possível se for usado corretamente. Quando mal usado, é necessário mais manutenção do que outros tipos.

cambio manual hb20

Vale a pena eu trocar o cambio do meu carro agora?

Não mesmo. O custo para trocar o cambio de um carro é extremamente alto, e sem contar que você pode enfrentar problemas no futuro. O melhor a ser feito, é trocar de carro e já pegar um carro (da sua escolha) direto de fábrica.

Enfim, a escolha do tipo de cambio depende sempre da preferencia de cada motorista, e claro, do dinheiro disponível tanto para compra, como para manutenção.

Se esse artigo foi útil para você, compartilhe com seus amigos e familiares e nos ajude a manter esse blog.

Clique aqui e faça uma cotação em menos de 3 minutos